Sites e programas para você criar seu próprio jogo


Já pensou em criar o seu próprio jogo? Esse post apresenta sites e softwares que podem vir a ser úteis.
Não é preciso saber programação, você pode começar sua experiência como designer de jogos a partir de engines,  motores de jogos, programas que oferecem ferramentas e partes pré-prontas para você trabalhar na sua idéia.
[English Speakers: This is a post in portuguese language, but since you already here, check the links, they will help you to create your own game]

Sploder - Crie o seu próprio jogo em Flash. O site do Sploder permite que você crie o seu jogo online, no próprio site, sem precisar baixar nenhum software. Você pode criar três tipos de jogos: plataforma, mission shooter e space/robot shooter. A relação custo-benefício é muito interessante, pois você não gasta muito tempo para criar. Você pode experimentar o site sem se cadastrar, mas se quiser salvar suas criações e compartilhá-las, terá que criar um login.

Reality Factory - Crie jogos de tiro em primeira pessoa, no estilo DOOM. Você precisa dar download no software da engine.

RPG Maker - RPG Maker é uma plataforma muito famosa de criação de jogos no estilo dos RPG de NES e SNES. O software é pago, existindo uma versão trial (testar de graça por alguns dias). As primeiras versões foram traduzidas e distribuídas ilegalmente na internet o que fez muitos pensarem que era uma plataforma gratuita. O link é da empresa o oficial do jogo, Enterbrain. Caso queira trabalhar com essa plataforma, existem várias comunidades e fórums sobre RPG Maker no Brasil e no mundo, facilmente encontrados numa pesquisa no Google.

RPG Toolkit - Uma opção gratuita para quem quer criar jogos de RPG. No site da toolkitzone você pode baixar a engine e também encontrará jogos criados pelos usuários.

O.H.R.R.P.G.C.E - Official Hamster Republic Role Playing Game Construction Engine. Outra Opção gratuita para jogos do tipo RPG. É necessário download na engine.

Adventure Game Studio - Para criação de jogos no estilo adventure. Abaixe a engine e crie seu jogo. Assim como a Toolkit zone e a Hamster Republic, a AGS tem uma comunidade bem estruturada e além da engine você encontra fórums de ajuda e tutoriais.

YoYo Games Game Maker - A engine Gamemaker possibilita que você crie jogos de plataforma, de labirintos, de tiro em primeira pessoa, além de outras opções. Vale a pena conferir.

MUGEN - Um post sobre criar seu próprio jogo não estaria completo sem uma menção ao MUGEN. MUGEN é um projeto da empresa Elecbyte que o havia abandonado, mas foi recentemente retomado. A engine MUGEN permite que você crie seu próprio jogo de luta, no estilo de Street Fighter, Mortal Kombat e outros. O uso mais comum e mais simples de MUGEN consiste em encontrar arquivos dos lutadores e cenários e "montar" seu próprio jogo de luta, com os lutadores e cenários que quiser, inclusive misturando franquias famosas. Mas você também pode criar seus próprios personagens e seus próprios cenários. Na internet você vai encontrar personagens, cenários, tutorias e sprites. Como ponto de partida inicial, além do link oficial, indico essas comunidades que tem fórums organizados e material para download:
http://www.mgbr.net/ - em português, comunidade brasileira.

Conheça também outros motores de jogos (engines) nessa lista da wikipedia.

Caso a sua intenção seja criar seu jogo com propósitos comerciais, leia com atenção, os termos de uso de cada site e de cada engine. Em alguns casos a criação comercial pode ser permitida mas verifique com atenção cada tipo de licenciamento.
You have read this article Autoria / Ferramentas / Jogos with the title Sites e programas para você criar seu próprio jogo. You can bookmark this page URL https://mytattoossy.blogspot.com/2011/01/sites-e-programas-para-voce-criar-seu.html. Thanks!