Dicas e sugestões para você que gostaria de tatuar como profissão:
1 - Primeiramente certifique-se de que é isso que você realmente quer. Converse com profissionais da área e leia a respeito. Verifique se o ofício de tatuador não é incompatível com suas convicções, princípios ou crenças religiosas. Caso haja incompatibilidade, estude a possibilidade de conciliar ou estabeleça a hierarquia de prioridades.
Wikimedia Commons Image |
2 - Informe-se sobre os requisitos legais para exercer tal ofício em seu país, estado e município. Analise se será possível atendê-los quando for necessário. O ato da regularização se dará após seu treinamento, mas vale a pena se informar antes. Pode influenciar na sua decisão e lhe ajudará a ir adiantando providências.
3 - Aprenda a desenhar. A habilidade de tatuar engloba a de desenhar, antes de aprender a tatuar é necessário aprender a desenhar. Se você não domina o desenho, comece a praticar. Se você descobrir que não gosta de desenhar, é interessante rever a sua inclinação para o ofício de tatuador. Aprenda a desenhar de tudo: pessoas, rostos, tecidos, animais, máquinas, líquidos, gases, formas geométricas, letras. Domine os conceitos de perspectiva e sombreado. Submeta os seus desenhos a críticas de outras pessoas e veja como você reage a críticas. Você pode aprender a desenhar praticando por conta própria (o que terá que ser feito, inevitavelmente), mas também pode contar com a ajuda de cursos presenciais e à distância, além de vídeos e livros a respeito.
4 – Conheça o material de trabalho do tatuador, informe-se sobre normas técnicas de segurança e higiene, informe-se sobre as melhores marcas de máquinas e tintas e sobre o manuseio do material.
Consiga material de tatuagem (comprado, alugado ou emprestado) e se familiarize com ele. Aprenda a montar e desmontar a máquina, a carregar a tinta, higienizar o material. Leia artigos e assista vídeos a respeito. Peça orientação para fabricantes, distribuidores e tatuadores.
5 – Pratique em pele de porco ou pele sintética. A pele sintética normalmente é vendida em lojas de materiais para tatuagem, inclusive na internet. Procure pela pele de porco em mercados, açougues e matadouros.
6 – Procure um tatuador que lhe aceite como aprendiz. Tome nota das instruções. Entenda o funcionamento da loja. Aprenda a entender e a lidar com os clientes. Aprenda sobre termos de responsabilidade e outras cautelas legais.
7 – Como tatuador iniciante, comece com trabalhos mais simples e menores. Seja humilde e diga ao cliente quando não ainda não tem capacidade para realizar um desenho, indicando assim outro tatuador. Seja responsável zelando pela dignidade da outra pessoa e pela sua reputação como profissional. Evite privação de sono, bebida ou qualquer prática que possa prejudicar a sua perícia antes de uma sessão de tatuagem.
PS: Eu não sou tatuador, elaborei esse artigo com base em informações da internet. Por isso, dê a devida atenção aos itens 1 e 7 e diversifique suas fontes de informação.
Tópicos relacionados: