How to create an epic fantasy tale - Como criar um conto de fantasia épico



Vídeo sobre como criar um conto de fantasia épico.
Video about how to create an epic fantasy tale.


Conheça o canal do YouTube e inscreva-se.

Quem se interessou pode conhecer mais sobre assunto pesquisando por Joseph Campbell.

Palavras chave: mitos, heróis, herói, Joseph Campbell, Guerra nas Estrelas, Senhor dos Anéis, He-Man, Elric, Conan.
Keywords: myths, heroes, hero, Joseph Campbell, Star Wars, Lord of The Rings, Masters of The Universe, Elric, Conan.

Balance by Jake Geiger

Obra de Jake Geiger, conheça a página dele no deviantArt.

Jogos de Digitação - Treine a digitar jogando

Alguns endereços de jogos de digitação interessantes para se jogar on-line:
Some typing games links:




















Em Typing Monster, você deve derrotar o monstro digitando o texto na caixa e evitar seus ataques digitando os números nas bolas de fogo. Hospedado com outros jogos em http://www.onlytypinggames.com/games/
























Qwerty Warriors 2, digite para atirar, hospedado na http://www.onlytypinggames.com/games/























Typing Olimpic, digite rapidamente para vencer a corrida, em http://www.sense-lang.org/typing/games/

Outro jogo de digitar estilo corrida, Type for Gold, em http://jogos360.uol.com.br/digitacao/, onde você também encontra Zombie Typocalypse, jogo em que você deve digitar para atirar nos zumbis.

Jogue também Space Invaders estilo digitação e outros jogos em  http://www.freetypinggame.net/play.asp.

No Bubbles Typing (imagem abaixo), em http://www.typingtest.com/games/, você deve teclar as letras antes que elas atinjam a superfície.



















Por último, indico um jogo muito bem feito, o Z-Type, da http://www.phoboslab.org/

diHITT- Análise e Experiência

O diHITT é uma rede social voltada para o compartilhamento de notícias.
Os usuários podem compartilhar notícias, além de votar e comentar as notícias que acharem mais interessantes.

O diHITT é utilizado por grande parte dos usuários para a divulgação de seus blogs e websites. O conteúdo do diHITT é formado principalmente pelos próprios usuários ao veicularem posts de seus próprios blogs. Os usuários também podem compartilhar notícias que tenham visto em outros lugares e achado interessante. O diHitt também possui um sistema que automaticamente busca novos posts no blog do usuário e veicula na comunidade do blog dentro do diHitt.

As notícias mais votadas ocupam posição de destaque e os usuários mais ativos são premiados com pontos e classificados em um ranking. Tanto as notícias populares quantos os primeiros usuários do ranking têm lugar na página inicial do diHitt, o que gera tráfego para o blog do usuário.
Para que uma notícia seja considerada popular ela precisa alcançar um número de votos. Pelas informações que obtive e por observação, tal número não é fixo. Em quanto menos tempo forem feitos os votos, menos votos serão necessários para que uma notícia se torne popular. Dessa forma, uma notícia com 18 votos pode se tornar popular enquanto outra com vinte ainda não é.

Com relação ao ranking de usuários, colhi informações de que o usuário recebe pontos de participação por postagens, votos e comentários.
Não publiquei posts populares o suficiente para sentir a valoração de pontuação por postagem, nem de votos e comentários recebidos. Mas consegui algumas noções sobre a pontuação por votos e comentários que fiz.

Nos últimos dias, estive no diHITT durante grande parte do meu tempo livre para aprender mais sobre o sistema de pontuação. O tempo gasto na experiência diminuiu o ritmo de postagens no blog, mas proporcionou um conhecimento maior sobre o funcionamento da rede social. Anotei a pontuação dos últimos sete dias e as médias informadas pelo site. O diHitt define o ranking com base na média dos pontos de participação dos últimos sete dias e informa diariamente essa média e os pontos de participação do dia anterior.

Pontos de participação do usuário LVMENES no diHITT:

Data do fornecimento da informação
Pontos de participação do dia anterior
Média dos últimos sete dias
18/01/2011
580
186
19/01/2011
625
204
20/01/2011
626
216
21/01/2011
664
234
22/01/2011
689
250
23/01/2011
691
264
24/01/2011
688
276

Como pode ser observado, a média dos últimos sete dias não é uma média aritmética simples. Não perguntei diretamente à administração sobre como funciona a média, mas procurando por informação em posts e comentários, encontrei informações de que o sistema está programado para atribuir diferentes pesos a votos e comentários. Acredito que, além disso, deve haver outros fatores que componham a média.

Durante a experiência votei em várias notícias, não estabeleci um critério de votação muito rigoroso, basicamente eu NÃO votei em:
  • ·         Spams
  • ·         Downloads de softwares, jogos, filmes e séries
  • ·         Notícias com informações equivocadas sobre legislação e saúde
  • ·         Notícias relacionadas a grupos religiosos ou por demais extremistas
Também não votei em notícias quando já tinha votado em notícias do mesmo usuário no mesmo dia e em alguns casos quando a visualização foi prejudicada por excesso de imagens, anúncios e gifs no blog do usuário.

Nos últimos dias da experiência, eu não só registrei os pontos mas também as minhas ações:

Dia da ação
Dia da informação
Votos
(que fiz)
Comentários
(que fiz)
Solicitações de amizade
(que fiz)
Notícias publicadas
Pontos
20/01/2011
21/01/2011
30
00
56
00
664
21/01/2011
22/01/2011
37
07
90
00
689
22/01/2011
23/01/2011
42
08
02
01
691
23/01/2011
24/01/2011
100
05
70
00
688


Alerto que não é possível tirar nenhuma conclusão precisa desses dados. Conforme informações que colhi, cada voto e comentário podem ter pesos diferentes. Além disso, eu não computei votos e comentários que eu tenha recebido.

De qualquer forma, acredito que esses dados podem ao menos dar uma noção maior do sistema de pontuação. Eu arriscaria o palpite de que as solicitações de amizade não contam pontos (vide dia 22 comparado com dia 21). Também palpito que cada voto tenha valor de 6 a 7 pontos. Mas isso é somente especulação. Como já foi dito, o sistema de pontuação não é fixo e, além disso, a administração está sempre estudando ajustes e modificações no sistema de ranking.

No final da experiência eu atingi o trigésimo terceiro lugar do ranking de usuários do diHITT.


 

Na semana da experiência, de 17/01/2011 até 23/01/2010, o diHITT rendeu para o blog cerca de 20 visitas e nesse período realizei uma única postagem no blog, algo compatível com a realidade modesta e recente do blog. A intenção era tentar o vigésimo quinto lugar ou superior e ver o fluxo oriundo da página inicial do diHITT, mas não foi possível atingir tal colocação no ranking.

Algo interessante no diHITT é que quase inexistem trolls (comentaristas hostis) e em geral os membros são amistosos uns com os outros. No diHITT, a amizade é também estratégica. Cada comentário aparece na lista de ações ocorridas no momento, na página “Ao vivo”. Dessa maneira, ao comentar a notícia de um amigo é como se, de certa forma, ela fosse novamente divulgada. Li que parte do funcionamento do sistema de pontuação e ranking é para evitar o abuso de alianças e estratégias.

Algumas conclusões a respeito do diHITT:

Vale a pena cadastrar seu blog ou website no diHITT? Na minha opinião, sim. Mesmo que você não deseje participar da comunidade. Existe suporte para que as postagens do seu blog sejam publicadas automaticamente na comunidade. Muitos utilizam o diHitt dessa forma, há muito tempo nem sequer efetuam login mas mesmo assim suas postagens são publicadas e divulgadas na comunidade.

Vale ser participativo no diHITT? Isso depende muito das intenções e expectativas que se tem com a comunidade. É válido lembrar que se trata de uma comunidade virtual onde se pode conhecer pessoas assim como se faria no Orkut ou Facebook. E caso você aprecie receber comentários em suas postagens, o diHitt é um dos melhores agregadores para isso. No meu caso particular, não pretendo manter o mesmo ritmo de atividade do período de experiência, mas acho interessante fazer parte da comunidade até mesmo pela diversidade de assuntos debatidos nela.  Embora algumas categorias ainda estejam mais tímidas, como Ciência, por exemplo, o crescimento da comunidade é visível. 

O tipo de usuário de uma comunidade varia ao longo do tempo, tentei analisar mais o sistema do que o grupo humano, mas acho interessante fazer uma última consideração. Se você tem um blog de textos motivacionais, intimistas ou poéticos, eu recomendo muito fortemente que conheça o diHITT. Grande parte das notícias comentadas e votadas enquadra-se nessa categoria. Vejo muitos blogs desse tipo “esquecidos” na internet e se estivessem no diHitt estariam sendo muito mais apreciados. 

UPDATE:

Depois da experiência, entrei nos dias seguintes no diHITT, mas não participei muito, quase não participei, aprovei duas ou três amizades, solicitei uma ou duas outras, votei no máximo em uma ou outra coisa que vi pelo caminho. No entanto, para minha surpresa, os meus pontos de participação nesses dias estão muito próximos daqueles do período da experiência. Minha colocação no ranking de usuários inclusive subiu, para o trigésimo primeiro lugar. Seguem as imagens:


 Não sei o que concluir dessa nova informação. Bem, espero que esses dados sejam úteis para quem usa ou pretende utilizar o diHITT.
 

#03 Artista - Banksy

Banksy é conhecido por seus grafites, é um artista das ruas. Sua arte é satírica e crítica, expõe as contradições da sociedade contemporânea ocidental . Banksy é um pseudônimo, sua identidade verdadeira é desconhecida ou ao menos não confirmada. Recentemente ganhou mais destaque pela sua abertura da animação Simpsons para o episódio MoneyBART que você confere abaixo. Confira também o site oficial. Para os críticos, Banksy é apenas um vândalo; para outros, um artista e um herói.




http://en.wikipedia.org/wiki/Banksy

Sites e programas para você criar seu próprio jogo


Já pensou em criar o seu próprio jogo? Esse post apresenta sites e softwares que podem vir a ser úteis.
Não é preciso saber programação, você pode começar sua experiência como designer de jogos a partir de engines,  motores de jogos, programas que oferecem ferramentas e partes pré-prontas para você trabalhar na sua idéia.
[English Speakers: This is a post in portuguese language, but since you already here, check the links, they will help you to create your own game]

Sploder - Crie o seu próprio jogo em Flash. O site do Sploder permite que você crie o seu jogo online, no próprio site, sem precisar baixar nenhum software. Você pode criar três tipos de jogos: plataforma, mission shooter e space/robot shooter. A relação custo-benefício é muito interessante, pois você não gasta muito tempo para criar. Você pode experimentar o site sem se cadastrar, mas se quiser salvar suas criações e compartilhá-las, terá que criar um login.

Reality Factory - Crie jogos de tiro em primeira pessoa, no estilo DOOM. Você precisa dar download no software da engine.

RPG Maker - RPG Maker é uma plataforma muito famosa de criação de jogos no estilo dos RPG de NES e SNES. O software é pago, existindo uma versão trial (testar de graça por alguns dias). As primeiras versões foram traduzidas e distribuídas ilegalmente na internet o que fez muitos pensarem que era uma plataforma gratuita. O link é da empresa o oficial do jogo, Enterbrain. Caso queira trabalhar com essa plataforma, existem várias comunidades e fórums sobre RPG Maker no Brasil e no mundo, facilmente encontrados numa pesquisa no Google.

RPG Toolkit - Uma opção gratuita para quem quer criar jogos de RPG. No site da toolkitzone você pode baixar a engine e também encontrará jogos criados pelos usuários.

O.H.R.R.P.G.C.E - Official Hamster Republic Role Playing Game Construction Engine. Outra Opção gratuita para jogos do tipo RPG. É necessário download na engine.

Adventure Game Studio - Para criação de jogos no estilo adventure. Abaixe a engine e crie seu jogo. Assim como a Toolkit zone e a Hamster Republic, a AGS tem uma comunidade bem estruturada e além da engine você encontra fórums de ajuda e tutoriais.

YoYo Games Game Maker - A engine Gamemaker possibilita que você crie jogos de plataforma, de labirintos, de tiro em primeira pessoa, além de outras opções. Vale a pena conferir.

MUGEN - Um post sobre criar seu próprio jogo não estaria completo sem uma menção ao MUGEN. MUGEN é um projeto da empresa Elecbyte que o havia abandonado, mas foi recentemente retomado. A engine MUGEN permite que você crie seu próprio jogo de luta, no estilo de Street Fighter, Mortal Kombat e outros. O uso mais comum e mais simples de MUGEN consiste em encontrar arquivos dos lutadores e cenários e "montar" seu próprio jogo de luta, com os lutadores e cenários que quiser, inclusive misturando franquias famosas. Mas você também pode criar seus próprios personagens e seus próprios cenários. Na internet você vai encontrar personagens, cenários, tutorias e sprites. Como ponto de partida inicial, além do link oficial, indico essas comunidades que tem fórums organizados e material para download:
http://www.mgbr.net/ - em português, comunidade brasileira.

Conheça também outros motores de jogos (engines) nessa lista da wikipedia.

Caso a sua intenção seja criar seu jogo com propósitos comerciais, leia com atenção, os termos de uso de cada site e de cada engine. Em alguns casos a criação comercial pode ser permitida mas verifique com atenção cada tipo de licenciamento.